Você
irá abrir um negócio e está em dúvida se o seu ponto é bom? Quer fazer uma
pesquisa para descobrir se o ponto é bom, mas não tem dinheiro para pagar um
profissional? Então confira as dicas abaixo:
1º
OBJETIVO:
- Trace seus objetivos, 1 geral e 3 específico
(no mínimo), que a pesquisa terá que suprir.
As chances de se ter que
refazer é muito menor, quando se tem claro, de preferência escrito numa folha
de papel ou mesmo no Word, o que se quer alcançar.
Por exemplo: Pretendo abrir
um restaurante, o meu objetivo geral é: Descobrir se o ponto escolhido é bom. E
os específicos são: Descobrir quem são os meus possíveis clientes, qual o
perfil dele, do que gostam, que forma de pagamento preferem, o gasto por dia e quais
são os meus principais concorrentes.
2º
HIPÓTESES:
- Em sua opinião qual será o resultado da
pesquisa? Pense quais são as respostas que você poderá obter. Escreva de acordo
com os seus objetivos.
Por exemplo: O seu ponto é
bom mas, precisará de uma fachada atrativa para que consiga chamar atenção já
que tem muitos concorrentes. Os seus clientes são pessoas que trabalham à um
raio de 60Km.
3º TIPO:
- Qual será o tipo de questionário irá
aplicar, que tipos de perguntas você irá fazer.
Por exemplo: Você irá fazer
um questionário com perguntas abertas, sem alternativas, porque não quer
induzir que a pessoa à uma determinada resposta (qualitativo). Exemplo de
pergunta: O que você costuma e o que gostaria de almoçar? Ou o seu questionário
terá perguntas fechadas, com alternativas, para se ter mais agilidade na hora
da entrevista (quantitativo). Exemplo: O você costuma almoçar? ( ) Fast-food ( )
Salgado ( ) PF. Ou então você pode fazer um
questionário com os dois tipos, hora irá fornecer alternativas, hora não.
4º ONDE:
- Onde, como você irá entrevistar as pessoas?
Será por telefone? Por e-mail? Correspondência? Pessoalmente?
4º QUESTIONÁRIO:
- Desenvolva o seu questionário baseado em
seus objetivos e hipóteses, lembrando-se sempre da forma como será aplicado, ou
seja, como serão feitas as perguntas.
Por exemplo: Se o seu
objetivo é descobrir qual é o perfil do seu possível cliente, você precisará dos
seguintes dados: Idade, sexo, classe social, profissão. Se o seu objetivo é
descobrir se o cardápio que pretende oferecer é bom, pergunte: onde costuma
almoçar, que tipo de comida prefere.
DICA:
- Lembre-se, as pessoas normalmente não tem paciência
de responder à pesquisas, então faça um questionário com o mínimo de perguntas
possíveis, para que a pessoa não se canse.
Sabendo o que e como irá fazer fica muito
mais fácil de atingir o seu objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário