18 de jan. de 2013

Você quer saber como vender através das cores?


Sim! Você pode utilizar da cor como uma ferramenta de venda!


1º PERGUNTE-SE:
- Qual a sensação eu quero provocar em meu cliente?
            Quando meu cliente, ver a fachada da minha empresa, o meu material gráfico (cartão de visita, papel timbrado, panfleto) o meu site, qual a percepção que ele deve ter do meu negócio?
            Por exemplo: Ele deve pensar que é uma empresa é séria, comprometida? Moderna? De lucro? Que tem produtos à um preço acessível?

2º Significado:
- Quais são os significados das cores?
            No ano novo a maioria das pessoas se preocupa com isso, não é verdade? Em Usar roupa branca para ter paz, ou amarela para ganhar dinheiro. No entanto podemos utilizar do significado da cor para ajudar a transmitir a mensagem que queremos ao nosso cliente.
            Por exemplo: Tenho uma empresa de contabilidade quero transmitir confiança, Azul. Ou tenho um restaurante self-service, quero despertar a fome, Laranja, Amarelo.


(Com base em: FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. 5. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.)


3º Estratégia:
- Quais estratégias eu posso utilizar para vender através das cores?
            Claro que não é só entrar no Google e ver o significado da cor, não!
1º Faça uma análise de mercado: Quais são as cores que seus concorrentes estão usando? Se você irá pintar a fachada da sua empresa, quais são as cores que as lojas visinhas estão usando? E então bole a sua estratégia:
- Segmentação: A maioria do segmento utiliza uma determinada cor e então você optar por ela para que as pessoas já compreenda que atua no mesmo negócio.
- Diferenciação: A maioria usa uma cor X e para se destacar entre ela você opta por uma que chame mais atenção do que as demais.
            Por exemplo: Alguns anos a traz se você fosse ao supermercado e comprar sabão em pó, as caixinhas eram da cor azul, OMO (líder do segmento) então se você fosse iniciar o seu negócio no mesmo segmento você poderia optar pela: Usar a cor azul, porque todos que veem uma caixa naquele formato na cor azul, já sabe que é sabão em pó (estratégia de segmentação), ou por usar uma cor totalmente diferente como a ACE fez, ao utilizar da cor laranja (estratégia de segmentação).

4º Venda:
- Lembre-se sempre COR + SIGNIFICADO = VENDA.
            Tenha em mente o que você quer transmitir, saiba o significado da cor e tenha à seu favor uma excelente fator de decisão de compra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário