19 de jan. de 2013

Quer saber como fazer uma pesquisa de mercado para descobrir se o seu ponto é bom?


Você irá abrir um negócio e está em dúvida se o seu ponto é bom? Quer fazer uma pesquisa para descobrir se o ponto é bom, mas não tem dinheiro para pagar um profissional? Então confira as dicas abaixo:


1º OBJETIVO:
- Trace seus objetivos, 1 geral e 3 específico (no mínimo), que a pesquisa terá que suprir.
As chances de se ter que refazer é muito menor, quando se tem claro, de preferência escrito numa folha de papel ou mesmo no Word, o que se quer alcançar.
Por exemplo: Pretendo abrir um restaurante, o meu objetivo geral é: Descobrir se o ponto escolhido é bom. E os específicos são: Descobrir quem são os meus possíveis clientes, qual o perfil dele, do que gostam, que forma de pagamento preferem, o gasto por dia e quais são os meus principais concorrentes.

2º HIPÓTESES:
- Em sua opinião qual será o resultado da pesquisa? Pense quais são as respostas que você poderá obter. Escreva de acordo com os seus objetivos.
Por exemplo: O seu ponto é bom mas, precisará de uma fachada atrativa para que consiga chamar atenção já que tem muitos concorrentes. Os seus clientes são pessoas que trabalham à um raio de 60Km.

3º TIPO:
- Qual será o tipo de questionário irá aplicar, que tipos de perguntas você irá fazer.
Por exemplo: Você irá fazer um questionário com perguntas abertas, sem alternativas, porque não quer induzir que a pessoa à uma determinada resposta (qualitativo). Exemplo de pergunta: O que você costuma e o que gostaria de almoçar? Ou o seu questionário terá perguntas fechadas, com alternativas, para se ter mais agilidade na hora da entrevista (quantitativo). Exemplo: O você costuma almoçar? (   ) Fast-food  (   ) Salgado  (   ) PF. Ou então você pode fazer um questionário com os dois tipos, hora irá fornecer alternativas, hora não.

4º ONDE:
- Onde, como você irá entrevistar as pessoas? Será por telefone? Por e-mail? Correspondência? Pessoalmente?

4º QUESTIONÁRIO:
- Desenvolva o seu questionário baseado em seus objetivos e hipóteses, lembrando-se sempre da forma como será aplicado, ou seja, como serão feitas as perguntas.
Por exemplo: Se o seu objetivo é descobrir qual é o perfil do seu possível cliente, você precisará dos seguintes dados: Idade, sexo, classe social, profissão. Se o seu objetivo é descobrir se o cardápio que pretende oferecer é bom, pergunte: onde costuma almoçar, que tipo de comida prefere.

DICA:
- Lembre-se, as pessoas normalmente não tem paciência de responder à pesquisas, então faça um questionário com o mínimo de perguntas possíveis, para que a pessoa não se canse.

Sabendo o que e como irá fazer fica muito mais fácil de atingir o seu objetivo.

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